sexta-feira, 5 de março de 2010

De Volta aos 90



Meus amigos costumam dizer que parei nos anos 90. Isso se justifica pelo meu gosto musical e, assumo minhas roupas. Ainda uso o velho casaco de flanela e o tênis que fui ao meu primeiro show em 96. Enfrentar a rotina nesse mundo estranho já é irritante demais para eu ter que usar roupas que não sejam confortáveis. Também continuo assistindo shows de bandinhas locais. Aliás, é meu programa favorito! E sim, frequento esses shows com os mesmos amigos que tinha nos anos 90, além de algumas ótimas aquisições que vieram depois. Minha vida social não costuma ser muito diferente daquela época. Meu copo continua cheio e eu gosto muito disso.

O que realmente estou gostando é o retorno das grandes bandas dos anos 90. Depois do show do Radiohead, em março do ano passado, pensei: "Pronto! Assisti aos shows das bandas que eu gostava e ainda existem". Logo depois disso, vi anúncios de shows do Alice in Chains na Europa e em setembro veio o lançamento de "Black Gives Way to Blue". Como todo mundo, fiquei receosa com o que poderia vir. Substituir Layne Staley não é para qualquer um e foi exatamente isso que achei mais interessante no álbum. William DuVall fez um bom trabalho sem tentar imitar Layne Staley. Claaaaro que o Jerry Cantrell e o resto da banda é que dão a cara de Alice in Chains no álbum. mas depois de ouvi-lo, a sensação é a de comida de vó que todos bons álbuns devem ter: você fica satisfeito, mas é tão bom que aceita mais um pouquinho.

A posse de Obama no início de 2009 fez a felicidade dos liberais americanos e trouxe esperança... política? Que nada! De que o Pearl Jam volte ao Brasil. Foi o que Eddie Vedder nos prometeu em português logo após cantar "Black". "A próxima vez que tocarmos aqui o mundo será melhor porque George Bush não será mais presidente". Nossa esperança foi precipitada, pois, se interpretarmos a frase ao pé da letra, eles podem voltar em qualquer período entre janeiro de 2009 e o último dia da vida de um deles. Vida longa e breve retorno ao Pearl Jam! Quem sabe se ajudarmos a fazer do mundo um lugar melhor a turnê do "Backspace" não passa por aqui? Pode ser um bom incentivo para levantar da cadeira.

Em 2006 o Smashing Pumpkins voltou. Fez o "Zeitgeist" meio sem credibilidade em 2007 e, como anunciado, está distribuindo online o "Teargarden by Kaleidyscope", desde setembro de 2009. No site tem três das quarenta e quatro músicas para download. Gostei delas! Nada como as melhores entre o "Siamese Dream" e o "Machina", mas "A Song for a Son" é bem legalzinha.

No início desse ano tivemos outras boas notícias. Chris Cornell desistiu da vida POP e voltou às origens, de onde nunca deveria ter saído. Vamos ver o que o Soundgarden está preparando. Ontem liberaram uma versão ao vivo de "Spoonman". Baixei, mas o arquivo estava corrompido. O Stone Temple Pilots tembém se pronunciou. Sóbrio, Scott Weiland e o grupo se preparam para lançar seu novo álbum em maio e estão com a agenda cheia desde o início do ano. Shirley Manson afirmou que "passou um tempo" com seus colegas de banda em estúdio, mas não foi muito mais clara do que isso e Courtney Love promete lançar seu novo trabalho com o Hole em 27 de abril.

No embalo dos renascimentos das bandas antigas, vai aparecer alguém se dizendo a reencarnação do Kurt Cobain que convencerá o Krist Novoselic a fazer implantes de cabelo e voltar a tocar Rock'n'Roll. Acho que o Dave Grohl larga o Foo Fighters na hora!

A dúvida que paira sobre toda essa movimentação é onde o Brasil se encaixa. Vou ser mais específica ainda, onde o Rio de Janeiro se encaixa nisso? Quando é que o Rock in Rio vai voltar a ser no Rio? Mais importante ainda, quanto é que vamos pagar quando essas bandas resolverem aparecer aqui? Diante dos preços dos últimos shows... tenho até medo da resposta. Nossa última grande perda foi o Placebo, que fez uma obra de arte com "Battle for the Sun". Agurado ansiosamente um festival grunge e quando fizerem incluam o Days of the New, Mudhoney, Screeaming Trees, Candlebox.... GOSTO MUITO!!! (mas não pago pista vip)




Nenhum comentário: