sexta-feira, 9 de julho de 2010

Esporte e Atitude Social


Agora serei necessariamente redundante, pois muito foi dito sobre futebol e copa do mundo. A mídia lavou a alma com notícias descompromissadas e ofensas incabíveis. O povo experimentou mais um pouco da política do pão e circo e lamentou que o circo tenha ficado sem a atração principal.
.
Marx disse que “a religião é o ópio do povo” e como na equação matemática do país do futebol este é igual à religião, logo virou “o futebol é o ópio do povo”. Não gosto dessa afirmação. Me parece mais uma forma de manipulação da capacidade de raciocínio humano. Apesar do denominador comum de que ambos não devem ser discutidos, as semelhanças param por ai.

Por quase toda a história da humanidade a crença foi usada como forma de controle social. As cruzadas existiram em nome de terras para o Senhor, a inquisição exorcizava demônios de camponesas e, logo após, de qualquer um que se atrevesse a pensar livremente, as atrocidades do holocausto quase dizimaram os judeus, os ciganos tiveram que migrar para fugir de perseguições... O que não se aprende é que basicamente todas estas perseguições aconteceram em nome de apenas uma divindade: O Poder.

Nas cruzadas, a associação entre clérigos e monarcas por poder, fazia com que a igreja pregasse que o rei era o representante direto de Deus, ou seja, vá à guerra e consiga terras para expandir o poder do seu rei. O livro “Textos da Fogueira” interpreta a caça às bruxas como uma forma de manter a influência patriarcal numa sociedade onde os homens foram mortos nas guerras. Essa análise alternativa da inquisição parece bastante consistente. Como era economicamente viável torturar e assassinar milhares de pessoas por uma causa “divina”, a prática foi estendida aos homens e qualquer pessoa que fosse contra os interesses da classe dominante. Em linhas gerais, os judeus foram perseguidos por participar da burguesia em plena depressão econômica alemã. Os ciganos ocupavam terras que continham riquezas.

Não creio que o futebol seja usado com esse fim. Sim, até já foi! Durante a ditadura mesmo o ele foi usado como um artifício para divulgar amplificadamente o que os favoráveis chamaram “milagre brasileiro”, mas, atualmente, creio que ele seja uma diversão para grande parte da nação. É uma forma de aliviar a tensão – ou realidade social, como preferirem. Não nego os excessos de alguns torcedores, falo considerando a maioria. Saber que uma criança pobre pode chegar a ser alguém é reconfortante no nosso contexto e é essa esperança que o povo precisa. Caso haja dúvida sobre o efeito do esporte na sociedade, o filme "Invictus" mostra questões muito interessantes à respeito do assunto.


Um país pensante consegue absorver mais de uma informação por vez. Talvez ainda não seja esse o nosso caso, mas a copa do mundo é um evento importante sim e deve ter atenção sim. Peço apenas que não guardem as camisas da seleção canarinho. O Brasil foi desclassificado no campeonato, mas está crescendo na política. Já lamentamos o fato e agora guardemos nossas energias, bandeiras e camisas para as eleições de outubro. Vamos dançar a haka* para afastar o passado de subdesenvolvimento e olho vivo!




Invictus
Autor: William E Henley
Tradutor: André C S Masini

Do fundo desta noite que persiste

A me envolver em breu - eterno e espesso,
A qualquer deus - se algum acaso existe,
Por mi’alma insubjugável agradeço.
Nas garras do destino e seus estragos,
Sob os golpes que o acaso atira e acerta,
Nunca me lamentei - e ainda trago
Minha cabeça - embora em sangue - ereta.
Além deste oceano de lamúria,
Somente o Horror das trevas se divisa;
Porém o tempo, a consumir-se em fúria,
Não me amedronta, nem me martiriza.
Por ser estreita a senda - eu não declino,
Nem por pesada a mão que o mundo espalma;
Eu sou dono e senhor de meu destino;
Eu sou o comandante de minha alma.

Copyright © André C S Masini, 2000
Todos os direitos reservados.
Tradução publicada originalmenteno livro "Pequena Coletânea de Poesias de Língua Inglesa"

* Haka é um tipo de dança aborígene usada pelos All Blacks, time de rugby neozelandês, para intimidar seus adversários antes de partidas importantes.

Nenhum comentário: