segunda-feira, 5 de abril de 2010

Tudo a Ver

.
Apesar de não ser um blog político, me permito referências repetidas ao tema Ditadura Militar por motivos pessoais - é meu tema de interesse acadêmico - e porque considero importante divulgar fatos de um período que modificou os rumos do Brasil, já que o ensino formal na maioria das vezes não fornece este conhecimento.
.
Mesmo com algumas restrições à fonte da notícia, merece ser divulgada a visão da direita da época para que se possa pensar no que foi o período e que ele deve ser conhecido para que não se repita. Infelizmente, a situação de violência que vivemos atualmente tem tornado mais comuns comentários ovacionando o período em questão e esquecendo de toda a repressão e sensura que gente de bem teve que enfrentar.
.
General diz que supostos torturados na ditadura só querem ganhar bolsa
Ex-comandante do DOI-CODI falou sobre os 25 anos do fim do regime militar.
Edição 03/04/2010 - Publicado em 04/04/2010 - 11h02
.
O general Leônidas Pires Gonçalves diz que muitas pessoas se dizem torturadas para ganhar a Bolsa Ditadura e que ninguém foi preso injustamente durante o regime militar no Brasil. Ele não se arrepende de dizer que os exilados, como Fernando Henrique Cardoso, são na verdade fugitivos.
.
Clique aqui e assista a entrevista completa.
.
Destaque para as seguintes falas:
.
"Os atuais homens que estão no poder deveriam nos agradecer de joelhos ter feito a revolução de 64. Se nós tivessemos um regime de governo comunista... todos eles já teriam morrido"
É uma verdade, pois se os planos reformistas de João Goulart tivessem sido concretizados, a população culta e politizada teria ferramentas para se defender de tamanha concentração de poder
.
"Com muita dor para ambos os lados nós conseguimos chegar ao que chegamos hoje no Brasil que é hoje uma democracia. Pouco autoritária, mas é."
Qual o fundamento de se fazer uma revolução em um sistema democrata para se atingir uma democracia? O que é uma democracia autoritária?
.
"O soldado é o cidadão de uniforme para o exercício cívil da violência"
Mesmo com o desconforto que o uniforme e os fuzis causam quando os encontramos nas ruas, os militares não deveriam proteger os civis?
.
.
.
Completando o assunto - e prometo tentar ficar um tempo longe dele :) - segue uma pequena pesquisa feita no dia 01.04.10.
.
Hoje se completam 46 anos do Golpe Militar que interrompeu o processo de desenvolvimento para o qual o país se encaminhava com o governo de João Goulart. Como parte de minhas pesquisas sobre o assunto, busquei uma lista com os jornais de maior circulação no Brasil1 com intuito de verificar o fluxo de informação sobre este assunto na mídia.
.
Os resultados2 foram o seguinte:
.
Folha de São Paulo - SP
Sem notícias sobre o assunto
.
Jornal Super Notícia - MG
Sem notícias sobre o assunto
.
Jornal Extra - RJ
Contúdo encontrado do Jornal "O Globo"
.
Jornal O Globo - RJ
Não se reconcilia uma nação sem passar sua história a limpo
Debate entre Chico Alencar e Jair Bolsonaro
O golpe cívico-militar foi esquecido
.
O Estado de São Paulo - SP
Sem notícias sobre o assunto
.
Jornal Meia Hora - RJ
Sem notícias sobre o assunto
.
Jornal Zero Hora - RS
Sem notícias sobre o assunto
.
Diário Gaúcho - RS
Sem notícias sobre o assunto
.
Correio do Povo - RS
Sem notícias sobre o assunto
.
Jornal Lance - RJ
Sem notícias sobre o assunto
.
Para ampliar a pesquisa, foram incluídos outros dois jornais de grande circulação no Rio de Janeiro:
.
Jornal O Dia
Sem notícias sobre o assunto
.
Jornal do Brasil
Sem notícias sobre o assunto
.
Apesar das diversas tentativas de ampliar o tema feitas pela comunidade acadêmica, alguns setores da sociedade civil e de projetos governamentais, a mídia não se manifesta comprometida com o esclarecimento dos fatos políticos da história brasileira para a grande massa da população. O assunto aparece pautado com mais evidências nas campanhas eleitorais que se iniciaram ontem e obtiveram maior destaque em todos os meios de comunicação.
.
Notas:
1. Fonte:
http://www.anj.org.br/a-industria-jornalistica/jornais-no-brasil/maiores-jornais-do-brasil
.
2. A pesquisa pelas notícias foi feita através da ferramenta de busca em cada um dos jornais citados tendo “Golpe Militar 64” como palavras-chave. Devido à divergência de alguns intelectuais quanto à data do referido golpe, foram incluídos à pesquisa “Golpe Militar 31 mar 2010” e “Golpe Militar 01 abr 2010”, como palavra-chave. Quando o sítio do jornal oferecia a ferramenta de busca avançada, foi utilizado o seguinte critério: “Golpe Militar” como palavra-chave e refinamento por data de “31.03.2010 à 01.04.2010”.

Nenhum comentário: